Pesquisas realizadas pelo Imovelweb mostram o impacto da crise mundial no comportamento do consumidor no Mercado Imobiliário Brasileiro.
TOP 3 MOTIVOS PARA PROCURAR UM IMÓVEL
1. Casamento
2. Deixar a casa dos pais
3. Sonho de moradia própria
PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM A PESQUISA
1. Localização
2. Preço
3. Condições de Pagamento
O QUE É IMPORTANTE TER
NO PRÓXIMO IMÓVEL?
1. Segurança
2. Mercados
3. Vias de Acesso
Não tem como negar: a crise mundial gerada pelo Covid-19 mudou consideravelmente a rotina de milhares de pessoas
ao redor do mundo. Como consequência, observamos mudanças em todas as esferas da sociedade.
Aqueles que não alteraram o comportamento foram os que trabalham em profissões consideradas essenciais à sociedade, tais como farmácias, supermercados e hospitais (45%), mas mesmo assim não deixam de acompanhar as notícias sobre o tema (91%).
A INTERNET SAIU GANHANDO
Na briga contra o vírus, a internet foi o único lado que saiu ganhando. É que com a impossibilidade de sair de casa, as
pessoas dedicaram mais tempo ao ambiente online, seja para trabalhar, fazer compras ou buscar entretenimento.
Na pesquisa de hábitos do Imovelweb, 58% dos entrevistados estão utilizando esse tempo em casa para ver séries,
filmes e vídeos online.
Em meio a uma pandemia, como está o comportamento do consumidor de imóveis atual?
O Imovelweb fez uma terceira pesquisa com usuários que buscam imóveis no portal e tivemos as seguintes respostas:
Para metade das pessoas que estão buscando imóveis no Imovelweb, a situação atual não
mudou seus planos. Isso pode ser encarado como um fator positivo para o mercado.
QUEM NÃO MUDOU OS PLANOS
Qual seria o principal motivo da mudança levando em conta o atual cenário?
Os principais fatores de mudança, tais como localização e espaço continuam presentes, porém podemos
observar que a redução de custo, que antes não era citada, apareceu entre as principais causas.
Quem quer se mudar também tem pressa: 38% pretende fazer a troca de imóveis em até 6 meses.
O mercado imobiliário continua aquecido para esse público.
QUEM MUDOU OS PLANOS
A outra metade dos entrevistados acredita que a atual situação mudou os planos: 7% diz que a economia
do Brasil impactou essa decisão, outros 32% culpam a insegurança no emprego atual.
Para quem ainda está com um pé atrás na hora de se mudar, perguntamos quais fatores
influenciariam positivamente para a realização de uma compra em plena crise econômica. Descontos na hora
do pagamento, redução de juros e a retomada da vida normal estão entre as principais respostas.
Mesmo assim, 38% dos entrevistados pretendem se mudar em até 6 meses. Esse dado mostra que, mesmo diante de
uma situação incerta, as pessoas ainda estão dispostas a procurarem imóveis e encontrar um outro lar o quanto antes.
Segundo a pesquisa realizada pelo Imovelweb, quem pretende se mudar e entende que a situação atual não
mudou seus planos, ainda conta com métodos de pagamento tradicionais, tais como uso do FGTS e o Consórcio.
Já quem cessou completamente a busca por imóveis, diz que a insegurança na atual situação do país e
a possibilidade de ter salário reduzido ou ser mandado embora contribuíram para a decisão.
De acordo com dados divulgados pelo Opinion Box, na atual situação em que vivemos, as pessoas estão deixando de comprar itens não essenciais na quarentena ou pegaram dinheiro emprestado de instituições financeiras, por exemplo.
O Mercado Imobiliário tem se reinventado por conta da atual situação mundial. Como reflexo vimos que foram
acelerados processos que já vinham acontecendo: a digitalização das empresas e seus processos.
A internet continua sendo o salva vidas para os negócios e não é diferente com o Mercado Imobiliário. Diante desse cenário, as start-ups saíram na frente e já usaram o terreno digital que possuíam para aumentar ainda mais o seu poder de influência.
Os negócios tradicionais tiveram que se adaptar ao digital.
Mas de que forma podemos fazer essa transição?
Utilizar a internet e as ferramentas online para fazer
um bom atendimento ao cliente não é novidade, porém,
a modalidade de fidelização está cada vez mais
em alta no Mercado Imobiliário.
Os corretores, que antes eram acostumados ao
tradicional negócio, precisaram adaptar as suas
estratégias ao ambiente tecnológico.
O segredo do sucesso envolve se adaptar ao novo cenário e inovar, a fim de reduzir a queda nas vendas da imobiliária.
Os Portais Imobiliários podem ser ótimos aliados neste momento, pois aceleram
processos e digitalizam seus negócios. Veja o infográfico que preparamos para você: